quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Rodrigo Maia 25 Prefeito - Rio de Janeiro / RJ


Rodrigo Maia 25

Prefeito - Rio de Janeiro / RJ


Rodrigo Maia é Candidato a Prefeito em Rio de Janeiro pelo DEM na coligação Um Rio Melhor para os Cariocas.
Vice: Clarissa Garotinho
Nome: Rodrigo Felinto Ibarra Epitácio Maia
Idade: 42 anos (12/06/1970)
Naturalidade: Santiago/ZZ
Estado Civil: Casado(a)
Ocupação: Deputado
Escolaridade: Superior incompleto

Dados do Candidato a Prefeito Rodrigo Maia 25

Cargo a que concorre: Prefeito
Nome para urna: Rodrigo Maia
Número: 25
Estado: Rio de Janeiro
Município: Rio de Janeiro
Partido: Democratas - DEM
Coligação: Um Rio Melhor para os Cariocas

Sobre

Deputado Federal em seu quarto mandato (1998-2002-2006-2010) e candidato a prefeito da Cidade Maravilhosa, porque ela precisa ser maravilhosa para todos os moradores.
Biografia
O deputado federal Rodrigo Maia foi eleito em 2010 para o seu quarto mandato na Câmara dos Deputados, após ter assumido em 2007, aos 37 anos, a Presidência Nacional do Democratas. Foi um dos principais articuladores da refundação do PFL que, após 20 anos de existência, optou por modernizar-se e apostar em uma atuação mais ao centro. Em maio de 2011, passou o comando da legenda ao senador José Agri
pino (DEM-RN).

Na Presidência do Democratas, Rodrigo Maia consolidou o posicionamento do partido como Oposição ao governo federal e trabalhou pela reformulação da legenda em todos os estados. Trabalhou também na coordenação estratégica de campanhas para eleger governadores, prefeitos, parlamentares e vereadores do DEM.

É atualmente na Câmara dos Deputados membro efetivo das Comissões de Finanças e Tributação, Copa do Mundo e das Confederações, Subcomissão permanente de Assuntos Federativos, Jornada Mundial da Juventude, Ciência e Tecnologia e da Subcomissão Especial da Reforma Tributária.

Nas eleições de 2006, Rodrigo Maia foi o mais votado da sigla no Estado do Rio de Janeiro, tendo obtido mais de 235 mil votos. Ainda no segundo mandato, como líder do Democratas na Câmara, teve atuação decisiva na apuração do Escândalo do Mensalão.

Apontado como um dos jovens líderes mais influente do Parlamento, Rodrigo Maia foi eleito por dez anos consecutivos, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011 – um dos “cabeças” do Congresso Nacional, em pesquisa do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) que indica os 100 Parlamentares mais Influentes no poder Legislativo.

Aos 26 anos, assumiu seu primeiro cargo público: foi nomeado pelo prefeito Luiz Paulo Conde o mais jovem secretário de Governo da história do município do Rio de Janeiro, com resultados aprovados por uma grande maioria dos cariocas.

Rodrigo foi eleito deputado federal pela primeira vez com mais de 96 mil votos. Na Câmara, dedicou-se às questões trabalhistas, tentando sempre promover melhorias na legislação. Nessa primeira legislatura, atuou como presidente da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público.

Seus principais atos à frente da Secretaria foram a criação da Secretaria Especial do Trabalho, o Projeto Cidadania, que auxilia famílias carentes da cidade, e o ordenamento de feiras e do mercado ambulante.
Em 2002, foi reeleito com mais de 110 mil votos. Ainda em defesa do trabalhador, Rodrigo teve papel determinante na aprovação do aumento de 20 para 30 dias do período de férias do empregado doméstico.

Em 2003, atuou na articulação para a aprovação da MP do Futebol, lutando pela equiparação das atividades profissionais a atos de empresas e para que uma punição para maus dirigentes fosse incluída na legislação.
O deputado integrou ainda as Comissões de Finanças e Tributação; Constituição, Justiça e de Cidadania; Fiscalização Financeira e Controle; Legislação Participativa e Relações Exteriores e de Defesa Nacional. Como presidente da Comissão Especial de Saneamento, analisou a nova política de saneamento básico no País.

Rodrigo Maia também atuou nas comissões especiais instaladas para discutir os sistemas financeiros e tributários nacional, a responsabilidade fiscal, o período de mandato eletivo, o desenvolvimento do Ensino Fundamental, biossegurança, as parcerias público-privadas, entre outros.

Antes de entrar para a política, Rodrigo trabalhou por sete anos nos bancos BMG e Icatu, conhecendo bem o funcionamento do sistema financeiro. Filho do ex-prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia, uma das maiores lideranças política do País e, ao lado da prefeitura do Rio, trabalhou pela modernização da cidade do Rio de Janeiro e pela realização dos Jogos Pan-Americanos na cidade, evento essencial para que o Rio de Janeiro fosse eleito como sede das Olimpíadas em 2016.

Rodrigo Maia nasceu no Chile em 12 de junho de 1970 e, aos três anos, se mudou com a família, o pai Cesar Maia, a mãe Mariângeles e a irmã, Daniela Maia para o Rio de Janeiro.

Rodrigo Maia é casado com Patrícia Vasconcelos e pai de três filhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário