quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Aspásia 43 Prefeita - Rio de Janeiro / RJ


Aspásia 43 Prefeita - Rio de Janeiro / RJ


Aspásia é Candidata a Prefeito em Rio de Janeiro pelo PV na coligação Partido Não Coligado.
Vice: Piragibe
Nome: Aspásia Brasileiro Alcântara de Camargo
Idade: 69 anos (06/02/1943)
Naturalidade: Rio de Janeiro/RJ
Estado Civil: Divorciado(a)
Ocupação: Deputado
Escolaridade: Superior completo

Dados da Candidata a Prefeita Aspásia 43

Cargo a que concorre: Prefeito
Nome para urna: Aspásia
Número: 43
Estado: Rio de Janeiro
Município: Rio de Janeiro
Partido: Partido Verde - PV
Coligação: Partido não coligado
Aspásia é professora da UERJ e pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas. E foi a primeira mulher a presidir a Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisas em Ciências Sociais (ANPOCS). 

Aspásia tem larga experiência executiva no setor público e exerceu cargos importantes. Foi Secretária Geral do Ministério do Meio Ambiente, Presidente do IPEA, Secretária Estadual de Cultura, e estava no segundo mandato na Câmara de Vereadores, com atuação destacada, quando foi eleita deputada estadual.

Aspásia nasceu em Realengo, no subúrbio carioca, e morou em diversos bairros da capital e em diferentes estados do Brasil. Sua experiência nacional e internacional, como intelectual respeitada, deu-lhe a oportunidade, desde a juventude, de defender grandes transformações e reformas sociais que marcam o nosso tempo. Para ela, a política sempre foi um canal nobre e legítimo de realização dessas mudanças. 

Aspásia ama o Rio de Janeiro, cidade de vocação turística e cultural que precisa recuperar o controle de seu território e de seu destino de Cidade Maravilhosa, turística e global. A perda da capital e, posteriormente, da condição especial de Cidade-Estado da Guanabara, foi traumática para a cidade, levando ao seu esvaziamento econômico e à crise institucional que estimulou o desemprego, a favelização e a violência. A crise da segurança pública, de inteira responsabilidade federal, é uma de suas consequências. 

Conhece as necessidades urgentes da Região Metropolitana, hoje com 12 milhões de habitantes e 18 municípios, que precisa integrar os seus serviços, mas vive isolada, carente de mobilidade urbana e transportes de massa, hospitais e escolas, cultura e lazer. Só a criação da Região Metropolitana, prevista na Constituição, pode resolver estes problemas. 

Vê as diferentes regiões do Estado como um cenário de belezas e oportunidades, mas muito abandonado e esquecido. Defende a descentralização política e administrativa de nosso Estado e planos de desenvolvimento integrado, sustentável e participativo para realizar as vocações de cada região. 

Professora universitária desde os 23 anos, socióloga e historiadora, Aspásia inicia sua participação na vida pública como líder estudantil, defendendo a Reforma Agrária e Educação Universitária para Todos. Na Universidade de Paris, fez seu doutorado com o professor Alain Touraine, de quem foi assistente, estudando e acompanhando de perto o Movimento de Maio de 1968

O movimento verde surgiu nesta época de grandes liberdades, junto com o feminismo, o movimento antinuclear e a defesa das minorias. Nascia ali a sociedade movida pelas novas tecnologias da informação e da comunicação em rede. É esta Sociedade do Conhecimento que precisa chegar mais depressa ao nosso Estado do Rio de Janeiro! 

De volta ao Brasil, Aspásia criou o CPDOC- Centro de Pesquisa e Documentação da Fundação Getúlio Vargas, que preserva a memória política brasileira. Participa de inúmeras instituições de interesse público e organizou fóruns sobre a redemocratização e questões políticas e sociais necessárias à implantação de um novo modelo de desenvolvimento para o Brasil e para o Rio de Janeiro. 

Depois de uma rica experiência no Ministério do Meio Ambiente, onde criou a Agenda 21 e a Comissão Brasileira de Desenvolvimento Sustentável, ajudou a aprovar a lei dos Recursos Hídricos e dos Crimes Ambientais, Aspásia entrou para o Partido Verde

Em 2002 foi candidata a governadora do Estado do Rio de Janeiro. Em 2004 elegeu-se pela primeira vez vereadora da cidade do Rio de Janeiro. Foi reeleita em 2008 com ampla votação como reconhecimento de seu trabalho. E em 2010 elegeu-se deputada estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário